- Área: 300 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Edmund Sumner, Greg Lomas
-
Fabricantes: Berg Bespoke, Cavendish Equipment, Deutsche FOAMGLAS®, Lloyds Heating Design, Lumi, Maxlight, Organic Roofs, Rundum Meir, Steyson, Surecav, West Country Blacksmiths
Descrição enviada pela equipe de projeto. O retiro rural de Sartfell é o resultado de uma colaboração única entre os clientes - um casal de aposentados cuja formação combina biologia, medicina e educação, o arquiteto Foster Lomas e a instituição de caridade local Manx Wildlife Trust.
O briefing do cliente incluía a restauração, conservação e gerenciamento de três hectares (7,5 acres) da Reserva Natural da Montanha Sartfell. A longo prazo a proposta busca recuperar o local com florestas nativas, pastos e pântanos ácidos, que abrigam espécies raras de orquídeas.
Nossa resposta ao terreno baseia-se em pesquisas anteriores sobre a construção de pedras secas realizadas em Abruzzo, Itália. Reinterpretamos essa tecnologia vernacular e utilizamos as pedras regionais Manx para criar um edifício original em um cenário único.
Colhidas no local, as paredes de pedra seca permitem que o bioma local ocupe os interstícios das pedras. O telhado orgânico emula a flora do entorno imediato e complementa a parede de pedra seca. Ao longo do tempo, as paredes se tornarão, sutilmente, parte da paisagem com um impacto mínimo no terreno.
A característica principal da casa é uma janela fita que a envolve, emoldurando as vistas deslumbrantes das montanhas de Mourne, do mar da Irlanda e do Mull of Galloway, para deleite do casal de entusiastas ornitológicos.
Todos os espaços são ordenados em torno do núcleo da escada, formando um plano triangular que acomoda elegantemente a biblioteca. O volume da escada é coberto com lanternins que enquadram o escritório e seu interior de concreto aparente.
A orientação poética das escadas é alinhada na subida com a vista das montanhas, enquanto na descida é direcionada para o vale.
Todo o projeto é livre de emissões de carbono, equipado com aquecimento com fontes subterrâneas que aproveitam a energia de um lago próximo, um sistema de esgoto com processamento natural e uma turbina eólica. As condições climáticas foram monitoradas antes da construção com a introdução de uma estação meteorológica que captura os dados para atingir o nível ideal de desempenho ambiental no retiro.